Estado de saúde da bateria após 25.000 km e 10 meses | BMW i4 Forum
BMW i4 Forum banner

Estado de saúde da bateria após 25.000 km e 10 meses

6.1K views 18 replies 7 participants last post by  BadgerGreg  
#1 ·
Tenho o meu mapa há quase 10 meses, com mais de 25.000 km no odómetro.

Há algumas semanas, fiz várias viagens longas ao longo do dia e acabei por chegar a casa com 3% restantes. Carreguei novamente até ao máximo no dia seguinte, desligando aos 99%.

Isto é o que a aplicação me está a mostrar para essa sessão de carregamento:
82 kWh foram adicionados à bateria ao passar de 3% para 99% SoC.
Image

Considerando os números reais de 83,9 kWh de capacidade da bateria com 81,5 kWh de capacidade utilizável, estou a tentar entender o número de ~82 kWh para 96% de carga total. Posso assumir 1 kWh de utilização de pré-condicionamento antes de desligar.

Se este número ESTIVER correto, acho que estou satisfeito com o SoH atual da bateria.

Alguma opinião? Alguém tentou ir fundo para baixo SoC e carregar até ao máximo recentemente?

#2 ·
Não tenho certeza em que a aplicação está baseando os 82 kWh, mas o carregamento não é 100% eficiente. Acredito que haja cerca de 5% de perda entre a entrada de energia e a energia armazenada.

• Helpful
Reactions: cjbeckmann
#6 ·
Eu acompanho minhas sessões de carregamento em uma planilha e calculo um kWh extrapolado para uma carga de 100%, e ao longo da vida útil do veículo até agora (~10 mil milhas), tenho uma média de 84,8 kWh de entrada para uma carga completa. Então, acho que seus 82 kWh para 95% são muito consistentes com isso. (Como outros apontaram, a energia de saída será menor. Vejo de 5% a 10% a menos quando olho para o SOC e kWh dos dados MyTrips do aplicativo)

#8 ·
Por que não obter seu arquivo de dados da própria BMW?
Nós tivemos um longo tópico sobre CarData e esse número não é uma boa medida da saúde da bateria. É apenas uma estimativa do BMS e flutua bastante. Mesmo no meu carro, eu vi isso flutuar de 76 kWh (inverno) para 80 kWh (pico do verão). O relatório de 80 kWh foi mais recente do que o relatório de 76 kWh.

Seria bom se a BMW pudesse colocar um número de "Saúde da bateria %" em algum lugar, mas eu suspeito que levaria um tempo para eles desenvolverem algo que seja preciso.

#9 ·
Por que não obter seu arquivo de dados da própria BMW?
Porque não sabemos o que ele realmente representa. Pessoas que fizeram várias solicitações de dados viram o valor citado aumentar e diminuir. Se esta for a capacidade real da bateria, então não faz sentido que ela aumente. As baterias (ao contrário do vinho e do uísque) não melhoram com a idade!

#10 ·
Porque não sabemos o que realmente representa. Pessoas que fizeram várias solicitações de dados viram o valor citado subir e descer. Se esta é a capacidade real da bateria, então não faz sentido que ela suba. As baterias (ao contrário do vinho e do uísque) não melhoram com a idade!
Se estiver flutuando com a temperatura, como @cruzer666 está afirmando acima, é realmente o que estamos procurando. A capacidade da bateria (quantidade de energia que a bateria é capaz de fornecer) é altamente dependente da temperatura. A temperatura ambiente é fundamental aqui. Há também um valor adicional representando a saúde da bateria no relatório, mas não tenho tabela de tradução:
Image

A única maneira de medir a capacidade da bateria corretamente é detectar quantos kWh a bateria é capaz de fornecer sendo conduzida de 100% a 0% em temperatura constante.

#11 ·
Alguma ideia? Alguém tentou ir fundo para baixo SoC e carregar totalmente recentemente?
Eu postei isso depois dos meus primeiros 30.000 milhas (48.000 km) - veja o link abaixo. Não há uma maneira rápida e fácil de medir a degradação da bateria, porque os números disponíveis para você não são muito precisos, por vários motivos. A melhor maneira de medir a degradação é registrar várias sessões de carregamento e fazer a média dos seus resultados. Espero que a BMW atualize suas informações de carregamento para fornecer dados mais precisos, incluindo a energia recebida pela bateria (idealmente, para o 0,1 kWh mais próximo) e o estado de carga para o 0,1% mais próximo.

1 ano e 30.000 milhas: Análise da degradação da bateria | Fórum BMW i4 (i4talk.com)

#12 ·
Quando você solicita CarData, você recebe uma planilha registrando cada sessão de carregamento que o carro fez com dados de precisão ridícula (algo como 10 casas decimais!). Mas o útil é que inclui tanto a energia total usada para carregar quanto a energia adicionada à bateria, juntamente com o SoC inicial e final. Isso permite que você calcule a eficiência de carregamento para cada carga (com muita precisão) e a capacidade da bateria (com menos precisão) - mas você pode calcular a média desse número em várias cargas recentes para obter uma estimativa muito melhor da capacidade da bateria. Quando fiz isso, a capacidade da minha bateria era de cerca de 80 kWh - enquanto o número na impressão era de apenas 77 kWh.

#13 ·
Quando você solicita CarData, você recebe uma planilha registrando cada sessão de carregamento que o carro já fez com dados de precisão ridícula (algo como 10 casas decimais!). Mas o útil é que ela inclui tanto a energia total usada para carregar quanto a energia adicionada à bateria, juntamente com o SoC inicial e final. Isso permite que você calcule a eficiência de carregamento para cada carga (com muita precisão) e a capacidade da bateria (com menos precisão) - mas você pode fazer a média desse número em várias cargas recentes para obter uma estimativa muito melhor da capacidade da bateria. Quando fiz isso, a capacidade da minha bateria era de cerca de 80 kWh - enquanto o número na impressão era de apenas 77 kWh.
Como você analisou esse arquivo? Com o que você o abriu? Não é legível para mim.