Cache de metadados iDrive MP3 (era: imagens iDrive para músicas MP3) | BMW i4 Forum
BMW i4 Forum banner

Cache de metadados iDrive MP3 (era: imagens iDrive para músicas MP3)

2.2K views 15 replies 6 participants last post by  kbuffington  
#1 · (Edited)
Só para começar: Eu ouço principalmente música no meu i4 através de pen drives USB com arquivos MP3, classificados por pasta.

Eu estou bastante familiarizado com a marcação de metadados para arquivos MP3. O programa de edição de tags que eu uso suporta tags de metadados ID3 (v1.1, v2.2, v2.3, v2.4) e APE (original e v2), bem como tags de comentários Vorbis.

Por alguma razão, o iDrive 8.5 está exibindo imagens estranhas para alguns arquivos MP3, e eu não consigo descobrir o que está acontecendo. (Eu não estou falando sobre a arte abstrata gerada automaticamente que é exibida pelo iDrive para músicas sem imagens.) Para algumas músicas que eu baixei do YouTube, elas têm a miniatura do vídeo do YouTube (mesmo que meu editor de tags diga que não há imagem de tag). E para uma música em particular, ela mostra a arte abstrata se eu remover a imagem, mas se eu adicionar uma imagem ao arquivo MP3, ela mostra um orbe prateado CG em alguns anéis azuis (não é como a arte abstrata normal). Eu tentei descompactar este arquivo para WAV, depois re-codificá-lo e adicionar uma imagem novamente, e ele ainda mostra o orbe prateado.

Alguém mais experimentou algo semelhante?

edição: alterou o título do tópico para refletir o problema real

#2 ·
Aqui está uma imagem da arte da capa fantasma do álbum que aparece em um arquivo específico sempre que adiciono uma imagem a ele. Pelo que sei, esta arte não está associada ao artista ou à música, então não tenho ideia de onde ela está vindo. Mas como você pode ver, parece muito diferente da arte iDrive gerada automaticamente.

#3 ·
Bem, isso foi rápido. Eu fiz mais algumas pesquisas e descobri que esta imagem está na página do SoundCloud da música em questão (a música é Breaking Energy de 808Chunk):

Image

Então, considerando a parte com as miniaturas do YouTube e esta parte com as miniaturas do SoundCloud, estou me perguntando se o iDrive tem algum tipo de pesquisa de arte de álbum integrada na internet? Eu sei que o sistema de infoentretenimento do Chevy Volt de primeira geração tinha um recurso semelhante.

#4 ·
Há muitos mistérios em torno do reprodutor de música iDrive. Indexação e tratamento de arte do álbum são dois dos mais estranhos. Depois de muita tentativa e erro, descobri a maneira mais confiável de exibir a arte do álbum corretamente é marcar cada arquivo - resolução máxima de 1000px e tamanho de arquivo inferior a 1mb. Eu recomendo Mp3Tag.

• Like
Reactions: Spider-Dan
#5 ·
Eu também tive problemas com a arte das músicas. A arte se movia aleatoriamente para músicas diferentes. O problema que eu tive foi que havia arquivos de arte ocultos na pasta mp3. Depois de remover esses arquivos de arte, o problema foi resolvido. O Windows não mostrava esses arquivos, mesmo com "mostrar itens ocultos" ativado. Minha máquina Linux os mostrava.
Eu uso mp3tag para adicionar arte com o tamanho 500x500px. 1000x1000px também funciona. Eu tento manter o tamanho do meu arquivo de arte baixo. abaixo de 300kb.

#7 ·
Atualização: Descobri qual era o problema. O iDrive está armazenando metadados em cache (por exemplo, arte do álbum) e não os atualiza conforme os arquivos são atualizados. Quando coloquei meu pen drive no X3 2022 do meu tio, todos os metadados estavam atualizados, mas no meu i4 ainda está mostrando os dados antigos.

Vi algumas sugestões sobre como contornar esse recurso de bug. Uma é renomear o rótulo da unidade USB. Outra é inserir várias unidades USB fictícias com 1 arquivo cada para limpar o histórico em cache no iDrive.

Voltarei com os resultados.

#8 · (Edited)
OK, então acho que descobri completamente isso.

iDrive (tanto 8.5 quanto versões anteriores, voltando pelo menos a 2019) armazena em cache os metadados MP3, incluindo a arte do álbum. Na primeira vez que uma unidade USB é conectada, o iDrive fará uma varredura na unidade em busca de arquivos, exibindo um logotipo USB genérico para a arte do álbum até que a varredura seja concluída. Após esta varredura ser concluída, o iDrive mostrará a arte abstrata familiar para músicas sem nenhuma arte do álbum e exibirá a arte para qualquer música que a contenha.

A questão é que o iDrive não verifica novamente a arte do álbum atualizada se o arquivo for alterado. Portanto, se, por exemplo, você notar ao reproduzir um arquivo que a arte do álbum está errada, de má qualidade, etc. e você excluir ou alterar a arte do álbum, o iDrive continuará a exibir a imagem em cache que encontrou ao verificar originalmente. A razão pela qual eu estava vendo "imagens fantasmas" é porque eu originalmente reproduzi os arquivos em questão, notei a arte do álbum incorreta e tentei alterar os arquivos, mas o iDrive simplesmente ignora essas alterações. (Vale a pena mencionar que parece haver um limite de 1000x1000 pixels na arte do álbum.)

Os links que postei acima eram de outros proprietários que tentaram métodos para forçar o iDrive a verificar novamente e atualizar o cache. Não posso falar por outros modelos BMW, mas no i4 com iDrive 8.5, posso confirmar que a alteração do rótulo do volume na unidade USB NÃO funcionou; o iDrive parece rastrear as unidades pelo ID interno do disco. A outra sugestão vinculada - inserir 5 unidades USB diferentes com apenas 1 arquivo cada para tirar a unidade antiga do cache - também não funcionou. Mas o que funcionou foi limpar minha unidade original, colocar apenas um arquivo nela, conectá-la e permitir que o iDrive atualizasse/verificasse novamente (você pode ver que ele remove as entradas de músicas antigas do cache), depois limpá-la novamente e readicionar todas as músicas originais. Isso forçou uma nova verificação e atualização de toda a arte do álbum.

Resumindo: certifique-se de que a arte do seu álbum está correta antes de usar a unidade no carro, porque é uma dor de cabeça atualizá-la.

#10 ·
OK, então acho que descobri completamente isso.

iDrive (tanto as versões 8.5 quanto as anteriores, voltando pelo menos a 2019) armazena em cache os metadados MP3, incluindo a arte do álbum. Na primeira vez que uma unidade USB é conectada, o iDrive fará uma varredura na unidade em busca de arquivos, exibindo um logotipo USB genérico para a arte do álbum até que a varredura seja concluída. Após esta varredura ser concluída, o iDrive mostrará a arte abstrata familiar para músicas sem nenhuma arte do álbum e exibirá a arte para qualquer música que a contenha.

A questão é que o iDrive não verifica novamente a arte do álbum atualizada se o arquivo for alterado. Portanto, se, por exemplo, você notar ao reproduzir um arquivo que a arte do álbum está errada, de má qualidade, etc. e você excluir ou alterar a arte do álbum, o iDrive continuará a exibir a imagem em cache que encontrou ao verificar originalmente. A razão pela qual eu estava vendo "imagens fantasmas" é porque eu originalmente reproduzi os arquivos em questão, notei a arte do álbum incorreta e tentei alterar os arquivos, mas o iDrive simplesmente ignora essas alterações. (Vale a pena mencionar que parece haver um limite de 1000x1000 pixels na arte do álbum.)

Os links que postei acima eram de outros proprietários que tentaram métodos para forçar o iDrive a verificar novamente e atualizar o cache. Não posso falar por outros modelos BMW, mas no i4 com iDrive 8.5, posso confirmar que a alteração do rótulo do volume na unidade USB NÃO funcionou; o iDrive parece rastrear as unidades pelo ID interno do disco. A outra sugestão vinculada - inserir 5 unidades USB diferentes com apenas 1 arquivo cada para empurrar a unidade antiga para fora do cache - também não funcionou. Mas o que funcionou foi limpar minha unidade original, colocar apenas um arquivo nela, conectá-la e permitir que o iDrive atualizasse/verificasse novamente (você pode ver que ele remove as entradas de músicas antigas do cache), depois limpá-la novamente e readicionar todas as músicas originais. Isso forçou uma nova verificação e atualização de toda a arte do álbum.

Resumindo: certifique-se de que a arte do seu álbum esteja correta antes de usar a unidade no carro, porque é uma dor de cabeça atualizá-la.
Há uma maneira muito mais fácil de lidar com isso do que limpar toda a unidade e começar do zero.
Basta renomear a pasta com a arte do álbum atualizada em questão. Isso fará com que o iDrive verifique novamente essa pasta, ou seja:
Nome da pasta antiga: Daft Punk - Random Access Memories
Novo nome da pasta: Daft Punk - Random Access Memories [E]

Tive que fazer isso muitas vezes e é uma solução fácil o suficiente.

#11 ·
Problema semelhante com as listas de reprodução. Excluí um álbum e adicionei outro a uma lista de reprodução e meu i4 adicionou o novo álbum após o excluído em sua versão em cache da lista de reprodução.

Resolvido salvando novamente a lista de reprodução com um novo nome e excluindo a original. Meu i4 então reescaneou e tudo ok.

Como qualquer codificador poderia deixar isso acontecer está além de mim, não é como se fosse tocar coisas com o usb desconectado 🤐

#12 ·
Como qualquer programador pôde deixar isso acontecer está além da minha compreensão, não é como se fosse reproduzir coisas com o usb desligado 🤐
É possível que alguém estivesse preocupado com os recursos de computação para escanear e indexar o pendrive cada vez que o sistema inicializasse, então eles implementaram a verificação apenas para alterações.

O que é decepcionante é que não permite que o usuário force tal verificação, mas sim que se baseie apenas nas regras e em uma solução alternativa.

Foi uma suposição ruim que o usuário não se importa, então fazemos dessa maneira e somente dessa maneira...

#15 ·
Eu uso um iPod Touch como meu dispositivo de armazenamento porque ele tem alguns recursos inteligentes interessantes que posso usar no iTunes para criar automaticamente listas de reprodução e afins.

O problema que tenho é bastante semelhante, pois quando peguei o i4, eu tinha acabado de ter um problema em que o iTunes estragou todas as imagens baixadas e, portanto, 75% dos meus álbuns não tinham arte quando o conectei pela primeira vez e o carro o indexou. Com o tempo, adicionei arte incorporada a todos os álbuns, o que funciona muito bem, mas se o software iDrive armazenou os dados em cache, agora mostro duas (às vezes três) entradas para álbuns que estão faltando arte. Às vezes, clicar no não atual faz com que ele toque sem arte, às vezes o carro parece não tocar a música, mas é muito estúpido.

Suponho que preciso ver se remover todas as músicas do iPod também resolverá meu problema. Enorme PITA de qualquer maneira.

#16 ·
Voltando a este assunto, se você ainda tiver um iPod em 2025, apagar todas as músicas não mudará nada. Todos os álbuns que costumavam estar nele ainda aparecem. No entanto, descobri que, se eu redefinisse o iPod para as configurações de fábrica e o conectasse ao carro, a única coisa que aparecia era aquele álbum idiota do U2. Eu NÃO restaurei do backup depois, pois eu literalmente só tenho 1 aplicativo que uso no aparelho além do reprodutor de áudio, então não havia muito para restaurar para começar. Não tenho certeza se restaurar do backup faria o iDrive pensar que o dispositivo era aquele que ele havia armazenado em cache na memória ou não, mas eu não ia correr o risco.